Image by Ivan Mesaroš

Criação de aplicativo

Gabriela Rodrigues

--

*Por questões de confidencialidade não posso divulgar qualquer material do projeto. Aqui só descreverei o processo de trabalho.

Desafio

Criar um app voltado para pessoas que trabalham com gerenciamento de riscos, que dispara mensagens de alerta e que futuramente evolua para uma assistente virtual.

Imersão

O cliente já chegou com a ideia de aplicativo para ser desenvolvido, mas o nosso trabalho é criar um produto que seja bom para o usuário e atenda as expectativas do stakeholder.

Um obstáculo foi não ter acesso direto ao usuário para fazermos as pesquisas de imersão. Contudo, montamos um roteiro de pesquisa para entrevistas desde a equipe de atendimento até os CEOs. Conseguimos tirar bons resultados e entender quando era o objetivo da empresa, quem eram os seus clientes e quais eram os seus perfis. Criamos uma tabela para classificar e organizar as informações coletadas e dessa forma ter uma visão mais segmentada para cada necessidade nossa, por exemplo: possíveis problemas, desafios, soluções, vantagens e etc.

Nem sempre os processo de design são executados da forma ideal, portanto nós temos que saber nos adaptar a cada situação e tirar dela o máximo de informações para o nosso trabalho, e por fim, criar a melhor experiência.

Ideação

O texto era o fio condutar da jornada do usuário dentro do aplicativo, todos os processos eram guiados por uma personagem e por isso o texto foi construído na primeira pessoa. Afinal, essa personagem evoluiria para uma assistente virtual, portanto o usuário desde do início precisava entender que tinha alguém com ele, orientando-o nas suas tarefas.

Eu reuni todas as definições de linguagem que caracterizavam a personagem no Manual de Tom e Voz. A base para a criação desse documento foram os insights coletados nas entrevistas.

Na etapa de prototipagem trabalhei simultaneamente com o UX Design escrevendo o conteúdo do aplicativo, e juntos discutíamos sobre funcionalidades, fluxos e etc.

Entrega

Após a parte de prototipagem estar finalizada, o aplicativo foi para o desenvolvimento. Eu então me afastei do projeto, entrava apenas quando tinha alguma mudança ou precisava escrever alguma mensagem.

--

--

Gabriela Rodrigues

UX Writer desde 2020. Esse é o meu portfólio, aqui compartilho minhas experiências e aprendizados.