image by Ivan Mesaroš

Manual de Linguagem

Gabriela Rodrigues
2 min readJul 18, 2021

--

*Por questões de confidencialidade não posso divulgar o manual ou qualquer material do projeto. Aqui só descreverei o processo de trabalho.

Desafio

Criar um Manual de Linguagem.

Um dos meus desafios ao entrar na Sabion era melhorar a comunicação da empresa, tanto interna quando com o público.

Eu comecei reescrevendo alguns documentos e guias internos, além de criar uma plano de conteúdo para as redes socias. Mas eu e equipe de design sentimos a necessidade de ter materializado e documentado a identidade linguística que estávamos criando. Portanto, vimos a necessidade da criação de uma Manual de Tom e Voz. Essa é uma ferramenta que reúne diversas diretrizes de linguagem que foram criadas para fortalecer e transparecer a identidade da marca através dos textos, além de ter várias orientações para que as pessoas, mesmo que não sejam redatoras, se sintam confortáveis em escrever pela empresa.

Imersão

O steakholder era a empresa que eu trabalho e os usuários eram os meus colegas de trabalho. O manual não é uma ferramenta dos redatores, ele é para todos. Portanto, era importante entender a relação dos outros com a escrita, para isso eu e a minha dupla, que também é UX Writer, montamos uma pesquisa dividida em 2 etapas.

1ªetapa:

Elaboramos um roteiro de entrevista para entender o dia a dia de trabalho das pessoas, mapear as suas dificuldade e facilidades, e os pontos de contato com a escrita durante a rotina.

Transcrevi a entrevista, selecionei os trechos relevantes e montei uma planilha para classificar esses trechos, separando por quem disse, o que disso, em que ponto da jornada se aplica, e se aquilo era uma dor, satisfação, objetivo ou desejo.

2ª etapa:

Chamamos de “escreva que eu te leio”, criamos uma situação hipotético no qual a pessoa precisa escrever um email. Montamos um formulário e enviamos para os participantes da pesquisa.

Depois fizemos uma análise semântica dos textos.

Ideação

Fizemos a indexação dos assuntos e construímos a estrutura do manual no Notion e, por fim, preenchemos com o conteúdo.

-Manifesto

-Valores

-Voz

-Tom

-Dica de etilo (gramática)

-Glossário

Entrega

Junto com a entrega vem o plano de implementação, sabemos que nem todas as pessoas da empresa são familiarizadas com esse tipo de material, por isso a nossa ideia é mostrar a sua importância e como ele pode ajudá-las.

Mas só a apresentação talvez não seja o suficiente, portanto também criamos uma workshop no qual as pessoas exercitam a escrita utilizando o manual como apoio.

--

--

Gabriela Rodrigues

UX Writer desde 2020. Esse é o meu portfólio, aqui compartilho minhas experiências e aprendizados.